O chef de cozinha José Andrés vai enviar paella aos astronautas da Estação Espacial Internacional. Para a sua primeira missão privada à ISS, a Axiom Space pediu ao Chef Andrés e à sua equipe que preparassem uma refeição especial para os astronautas compartilharem em uma refeição ‘em família’.
A lista de realizações de José Andrés parece crescer a cada dia. Seu site o descreve como chef, humanitário e fundador da World Central Kitchen – mas essas distinções são apenas a superfície. Só no ano passado, ele viajou para a Ucrânia para alimentar refugiados, teve seu retrato introduzido no Smithsonian, anunciou o lançamento de sua própria produtora, ofereceu cartões-presente para incentivar as pessoas a serem vacinadas e até encontrou tempo para abrir um novo bar.
Então, o que o chef espanhol tem como plano agora? Ele vai para o espaço. Bem, não pessoalmente… mas a comida dele vai. Andrés e sua equipe do ThinkFoodGroup fizeram uma parceria com a Axiom Space para enviar paella e outros alimentos espanhóis à Estação Espacial Internacional (ISS) como parte de um lançamento programado para o início do próximo mês, que também é a primeira missão totalmente privada a o ISS.
A tripulação de quatro pessoas da Axiom – que passará oito dias na estação espacial – é liderada pelo veterano da NASA Comandante Michael López-Alegría, outro americano nascido na Espanha e amigo de Andrés, que inspirou essa parceria para levar a verdadeira culinária espanhola ao espaço.
“Antes de começar a sonhar em sentir as pessoas em um espaço, eu sonhava em alimentar pessoas debaixo d’água, como Júlio Verne”, Andrés revelou. “Então eu acho que alimentar as pessoas para mim é o desafio final, especialmente nas bordas do mundo”. Mas, embora apenas centenas de pessoas tenham ido ao espaço, as viagens espaciais já existem há tempo suficiente para que muitas inovações na comida dos astronautas já tenham ocorrido.
Veja também:
- ‘Fazer xixi é muito fácil’: bilionário japonês comenta experiência de viagem para o espaço
- Uber Eats faz primeira entrega no espaço: ‘demorou um pouco mais do que os 30 minutos habituais’
- Aprovados pela NASA e com pedaço de meteorito: marca lança relógios para celebrar 50 anos de viagem para a Lua
Assim, quando Andrés e a diretora de pesquisa e desenvolvimento do ThinkFoodGroup, Charisse Grey, que liderou o projeto, começaram a trabalhar, eles enfrentaram vários desafios. “A dificuldade é que a NASA fez isso muito bem ao longo dos anos”, explicou Andrés. “Eles lavaram muitos pratos. E a questão era se podemos vir com algo diferente, algo novo?”
Na tentativa de inovar no espaço, Andrés e Gray voltaram ao que faziam de melhor na Terra: uma cozinha espanhola excepcional com sabores arrojados. Sim, essas refeições tinham que ser ricas em nutrientes e cumprir todas as diretrizes da NASA, mas os resultados também deveriam ser deliciosos.
A “refeição em família” resultante – como o ThinkFoodGroup a chama – apresenta o Secreto de Cerdo com Pisto, descrito como “um corte premiado de Porco Ibérico com tomate, cebola, berinjela e pimentão” e, claro, Paella de Frango e Cogumelos, um prato que Andrés passou grande parte de sua vida defendendo. Além disso, os astronautas podem mergulhar no presunto espanhol, salchichon e amêndoas.
Veja também:
- Aventureiro misterioso paga R$ 140 milhões para viajar para o espaço com Jeff Bezos
- Lua de mel no espaço: Brooklyn Beckham e noiva podem ganhar viagem de R$ 3 mi de amigos
- Bilionário japonês Yusaku Maezawa decola para o espaço e diz que vai doar dinheiro enquanto estiver orbitando a Terra
“A coisa mais importante foi mudar a percepção”, continuou Andrés, citando a famosa história da NASA de servir comida liofilizada. “Vamos fazer uma paella que cozinhamos como uma paella e que tem gosto e aparência de paella. Sem desidratação.”
Andrés esperava preservar também outra parte da paella: a experiência de compartilhar. Não, os astronautas não vão todos comer diretamente de uma única panela grande, mas vão aproveitar a refeição como uma equipe. “Todos os astronautas do AX-1 vão compartilhar essa refeição ao mesmo tempo”, disse ele.
Falando em aproximar as pessoas, o chef também espera que parte desse trabalho possa ser aplicado em outros contextos. Por exemplo, as condições que as pessoas enfrentam em uma zona de guerra como a Ucrânia podem ter semelhanças infelizes com o espaço, como a incapacidade de acessar ingredientes ou equipamentos de cozinha adequados. Servir bolsas de paella na ISS pode parecer etéreo, mas essas mesmas bolsas também podem funcionar para o alívio em desastres.
Como Andrés disse: “Quando você vê as coisas de uma maneira mais holística, você não está apenas resolvendo o problema, está investindo na solução”.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br